a analise quimica de uma molecula de acido nucleico revelou a seguinte porcentagem de bases nitrogenadas: 15% de adenina, 25% de urancilo, 20% citonisa e 40% de guanina. afirmou-se que referida molecula era DNA e não de RNA. Você concorda? apresente duas caracteristicas que justifiquem sua respostas

Me ajudem :)

1

Respostas

  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-22T22:51:44-03:00
A afirmação está incorreta. A molécula em questão é certamente uma molécula de RNA, e não de DNA.

A primeira e mais clara evidência deste fato é a presença de uracila e ausência de timina em sua composição. A uracila é uma base nitrogenada encontrada exclusivamente no RNA em substituição da base timina, base presente exclusivamente no DNA e, portanto, ausente no RNA.

A segunda evidência é a diferença entre o número de bases complementares encontradas nesta molécula. No DNA, o número de bases complementares é necessariamente igual ou pouco aproximadamente muito semelhante, pois sua dupla cadeia faz com que cada base seja acompanhada de uma outra, que será seu complemento natural. Assim, adenina e timina (ausente na molécula em questão) se apresentariam em iguais quantidades, e o mesmo ocorreria com citosina e guanina.

O RNA, por outro lado, não possui dupla cadeia e consiste apenas num encadeamento linear de nucleotídeos. Isto faz com que não haja semelhanças obrigatórias entre o número de bases nitrogenadas.
19 4 19