Respostas

2013-07-23T12:02:23-03:00
Cada região (estado, pais) possuem culturas diferentes, com a globalização as pessoas de diferentes culturas têm maior contato, com a globalização surgiram meios de comunicação que tornam possível conhecer pessoas e culturas de todo o mundo. Outro fator desencadeado pela globalização foi o aumento do consumo, as pessoas passaram a consumir não apenas por necessidade, mas para suprir desejos sociais e apresentar poder e popularidade. Um exemplo disto são as roupas de marca produzidas em determinados países, comercializados no mundo todo, são muitas vezes utilizadas por pessoas de culturas totalmente diferentes, é claro que características destes produtos são modificadas para atender esta demanda. 
12 4 12
2013-07-23T20:04:30-03:00
A integração global pode ser fortalecida pela expansão da atividade econômica, na medida em que formas usuais de produção industrial, mercadorias, comportamentos de mercado, comércio e consumo também se generalizam por todo o mundo.

Um exemplo notório da difusão do consumo global é o enorme sucesso das franquias de fast food, como o MacDonald’s. George Ritzer analisou esse fenômeno, que chamou de “mcdonaldização”, isto é “o processo pelo qual os princípios do restaurante de fast food vêm predominando em setores cada vez mais amplos da sociedade americana, bem como no resto do mundo”. 

A cultura das organizações transnacionais constitui um bom exemplo para responder a essa pergunta. A Apple Computer é uma das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia de ponta das últimas duas décadas; passou por uma enorme expansão na década de 80 e hoje compete com a IBM, que domina o mercado. A cultura organizacional que a Apple desenvolveu na sede do Sillicon Valley era nitidamente californiana, com sua ênfase na invenção, na informalidade, na ausência de sinais visíveis de status e outras ressonâncias da contracultura.
2 5 2