Alguem me ajude,pf,pf,pf,pf,pf,pf,pf,pf

preciso de um exemplo de cada recursos linguisticos

neologismo:trata-se de uma criação de palavra nova.

metonimia:quando se usa de um pormenos (caracteristica) de uma pessoa no lugar da propia pessoa.

comparação:quando se estabeleceu uma relação de semelhança entre elementos por meio de termos comparativos,entre os quais:como,qual,feito,que nem,parece.os escritores costumam utilizar comparações estabelecendo relações de sentido ora previsiveis,ora inesperados entre as palavras.

metafora:trata-se de uma comparação mas sem a presença do termo comparativo.

hiperbole:é uma imformação exagerada...

ironia:recurso pelo qual se diz o contrario do que se pensa..

eu preciso de um exemplo de cada por favor me ajudem...


2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-03T19:29:16-03:00
Neologismo: Isto é extravabirolante.

Metonímia: Ele é o Rei do Futebol.

Comparação: Meu marido é tão precioso como um diamante.

Metáfora: Você é uma flor.

Hipérbole: Já te disse mais de um bilhao de vezes para arrumar o seu quarto.

Ironia: ( Uma mulher comeu muito no restaurante) "Ela comeu tão pouco!!!"
1 5 1
2014-07-03T19:29:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Hipérbole : Você demorou um século para voltar do cinema.
Metáfora: Seu coração é de pedra.
Ironia:Moça linda,bem tratada,burra como uma porta.
Espero ter ajudado.


Neologismo: No morro do alemão varias casas estão com GATO na rede elétrica.
neologismo:trata-se de uma criação de palavra nova
Isso é outra coisa
GATO é usado para referir a uma ligação "clandestina" na rede elétrica. Outro exemplo JOANA ESTÁ EMBUCHADA DE JOAQUIM (EMBUCHADA = GRAVIDA,GESTANTE). NEOLOGISMO= TRATA-SE DE CRIAR UMA PALAVRA OU DA OUTRO SIGNIFICADO A PALAVRAS JÁ EXISTENTES.
Entendo