Respostas

2014-07-03T20:49:15-03:00
Durante a idade classica, ou seja, até o fim do império romano, o "homem" era extremamente valorizado, só pelo fato de zeus ,os deus dos deuses, possuir uma  imagem humana comprova isto,nesse sentido ,as ciência, como a arte , a matemática
a arquitetura,e astronomia e muitas outras, que eram conhecidas como" ciências humanas" , eram extremamente valorizadas. no entanto ,durante a idade media, a igreja católica restringiu a capacidade humana ,como um  simples sofredor , (e toda aquela história que você deve conhece)r. e por fim, partir do século XVI , surgiu o movimente renascentista, onde os ideais clássicos, que eu havia citado acima, foram retomados, dai o termo renascer,ou seja queles que haviam se perdido. (mais resumidamente possível)
2 4 2
A melhor resposta!
2014-07-03T20:51:15-03:00
Renascimento = Renascer algo, o Renascimento buscava no campo das artes o renascimento das artes clássicas e por isso tem a ver c/ o classicismo que tbm buscava recuperar padrões clássicos (gregos)
O humanismo também se destaca como característica desse movimento, anteriormente Deus estava no centro de tudo e todas as obras, mas com o renascimento surge então o Antropocentrismo, o homem como a criação mais perfeita de Deus; é importante lembrar que o renascimento não era contra Deus, mas pregava que  o homem era a obra mais bem acabada dEle
O racionalismo tbm era uma característica, ou seja há uma tentativa de mecanizar o funcionamento do universo
Individualismo era tbm uma característica que fazia oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. Em oposição à cultura feudal, o renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa ;D
2 4 2