1- Quanto à redação de correspondência, dados os itens seguintes que contemplam os princípios da redação oficial,I. Adoção de formatos padronizados.II. Parcialidade.III. Emprego da ortografia oficial.IV. Utilização de ambiguidade e redundância.V. Uso de jargão.Verifica-se que estão corretos:
Escolha uma:
a. I, III e V, apenas.
b. II, IV e V.
c. I, II, III e IV.
d. I, II, III e V.
e. I e III, apenas.
2-Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que devem ser observadas na Redação Oficial:Escolha uma:
a. A padronização deve ser empregada com a possibilidade de utilizar o uso de gírias.
b. Comunicações oficiais não podem permitir uma única interpretação, visto que são empregadas para diferentes grupos sociais.
c. A publicidade e impessoalidade não são princípios fundamentais de toda a administração pública, pois não norteiam a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
d. As comunicações oficiais são fechadas com o termo ‘Atenciosamente’ para todos os casos, de maneira a facilitar a padronização.
e. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Dessa maneira, devem-se evitar jargões técnicos limitados a grupos específicos.

3-Correspondência pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. São objetos de ofícios as comunicações realizadas entre dirigentes de entidades públicas, podendo ser também dirigidos a entidade particular.Isso se refere ao:Escolha uma:
a. Dossiê
.b. Declaração.
c. Ofício.
d. Ata.
e. Requerimento.

4-É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.Isso se refere ao:Escolha uma:
a. Declaração.
b. Requerimento.
c. Ata.
d. Dossiê.
e. Memorando.

5-“Ao oitavo dia do mês de setembro do ano de 1998, às 20h30, em segunda e última chamada, reuniram-se na sala de reuniões do Banco Jota os acionistas relacionados no livro de presença, na folha 14, verso, para deliberarem sobre assuntos constantes no edital de convocação, o qual foi previamente distribuído a todos. (...)”17. Pelo teor do trecho inicial do texto oficial reproduzido acima, conclui-se que se trata de um (a):Escolha uma:
a. requerimento.
b. relatório.
c. memorando.
d. circular.
e. ata.


2

Respostas

2014-07-04T18:42:37-03:00
As resposta corretas são:
1-E (I e III, apenas)
2-E
1 3 1
Luan a resposta da Questão 2 não pode ser a letra E, porque NEM TODAS comunicações oficiais tem como fecho o Atenciosamente. Quando a comunicação é feita para autoridades superiores, incluindo o Presidente da República, é obrigatório o uso do fechamento "Respeitosamente".
A melhor resposta!
2014-07-04T22:00:34-03:00
1) Letra (e)
2) (d) As comunicações oficiais são fechadas com o termo ‘Atenciosamente’ para todos os casos, de maneira a facilitar a padronização.
3) (c) Ofício.
4) (e) Memorando.
5) (e) Ata.
1 5 1
a 5 nao pode ser "ata", pois os numero tem que ser por extenso...l