Respostas

2014-07-04T19:47:27-03:00
O grupo dos halogênios  (do grego: formador de sais) corresponde ao 7A das tabelas periódicas mais atuais e 17 das mais antigas. Esse grupo é constituído pelos elementos: FlúorCloroBromoIodo e Astato, cujos gases nobrescorrespondentes à adição de um elétron na camada de valência em cada elemento são, respectivamente: Neônio,ArgônioCriptônioXenônio e Radônio.Por necessitarem de apenas um elétron para se tornarem estáveis isoladamente, os elementos desse grupamento são altamente eletronegativos e tendem a formar ligações fortes com metais do grupo 1A (Metais Alcalinos) e 2A (Metais Alcalinos Terrosos), geralmente iônicas. A eletronegatividade decresce no grupo de cima para baixo, logo o Flúor é o mais eletronegativo (4,0 na escala de Pauling) e o Astato o menos eletronegativo (2,2 na mesma escala).O estado de agregação desses elementos é variado, sendo o Flúor e o Cloro gasosos, o Bromo líquido e, o Iodo e o Astato sólidos. Todos, a exceção do Astato, possuem atomicidade 2, ou seja, na natureza encontra-se (mesmo que dificilmente, devido a alta reatividade dos halogênios) F2 (gás flúor) e não F, I2 (sólido Iodo) e não l: apenas o Astato é monoatômico (At). A explicação dessa diversidade de estados físicos para um mesmo tipo de elementos está na densidade eletrônica de cada um: quanto maior o número atômico maiores as forças intermoleculares, sendo assim, explica-se o porquê de o Flúor (Z = 9) ser gasoso e o Iodo (Z = 53) ser sólido.Junto ao aumento de densidade eletrônica, estão a densidade específica e os pontos de fusão e ebulição: pode-se especular que o Astato seria o mais denso e menos volátil dos halogênios (PF = 302°C e PE =337°C), entretanto, sendo o elemento mais raro do mundo (existem cerca de 28g ao redor do globo) esses dados são desconhecidos ou imprecisos, logo, ao Iodo (d = 4,94 g/cm³, PF = 114°C, PE = 184°C) é dado o título de mais denso e menos volátil do grupo 7A.Os halogênios, em geral, são bastante reativos e tóxicos aos organismos. Sendo utilizados no tratamento de ferimentos (Iodo), na purificação da água (Cloro) ou na limpeza dentária (Flúor) por essas características. O único não-tóxico é o Iodo, pois é essencial ao bom funcionamento do sistema hormonal humano, porém, se em contato com a pele pode ocasionar lesões, e seu vapor é irritante aos olhos e mucosas.O Astato, por possuir radioisótopos de meias-vidas muito curtas, frequentemente é sintetizado pelo bombardeamento de bismuto com partículas alfa.
Desculpa mas tem como vc resumi ?
A melhor resposta!
2014-07-04T19:47:51-03:00
 Os halogênios são bons agentes de oxidação,a característica oxidante é outro fator importante....
1 5 1
mim fala as caracterias do halogenios ?!