Sobre a questão verbal presente no texto Pardalzinho, utilizado na questão número 1, é correto afirmar:


a) "Quebraram-lhe" está empregado de maneira incorreta, mas só é possível por tratar-se da licença poética.


b) A ocorrência verbal "quebraram-lhe" está correta do ponto de vista da regência, pois é um verbo transitivo indireto, neste caso, e, portanto, exige a preposição de o que permite usar o pronome oblíquo lhe.


c) Está correto do ponto de vista da concordância, pois o lhe refere-se ao pardal e, portanto, deve concordar em número, ou seja, no singular.


d) A ocorrência "Sacha lhe deu (...)" está correta, pois quem dá, dá algo para alguém, sendo esta a pergunta que temos de fazer ao verbo para sabermos sua regência, ficando assim, Sacha deu a ele (ao pássaro).


e) Em Sacha lhe deu (...) há um erro de concordância, pois deveria ser deu-lhe; sendo esta ocorrência, portanto, inadmissível tanto na oralidade quanto na escrita, sobretudo em textos literários.

2
Qual seria a alternativa correta então?

Respostas

2014-07-04T20:12:39-03:00
A alternativa (b) e (d) estão corretas. 
1 5 1
2014-07-05T11:09:03-03:00
Letra B.
Quebraram-lhe corresponde a: Quebraram a asa dele. Ou seja, houve preposição, O pronome lhe só é permitido em casos de VTI, sendo assim, está correto seu uso.
Concordo com a Sílvia em dizer que a D está correta. Se tiver que escolher só uma, seria melhor a D. Porque a B diz que o verbo é transitivo indireto. Mas a verdade é que foi usado como transitivo direto e indireto: quebraram o quê? de quem?