As Diretas Já (1984) e a Campanha pelo impeachment do ex-presidente Collor (1992) foram dois grandes movimentos com grande participação popular no Brasil do século passado. Recentemente, assistimos a diversas manifestações em várias cidades brasileiras. A que você atribui esses grandes movimentos populares que eclodiram nas ruas? Estaríamos vivendo uma fase de mudanças ou foi só uma reação acumulada e tudo voltará a ser como antes?


2

Respostas

2014-07-04T21:25:27-03:00
As campanhas das "diretas já" e dos "caras pintadas", eram de cunho político, tinham o mesmo fim cada, o primeiro pelo fim da ditadura e restauração da democracia no país e o segundo pelo  impeachment do ex-presidente Collor . Após conseguidos seus objetivos, cessaram. Já os movimentos populares ocorridos no ano passado, não tinham um fim único, os objetivos eram diversos (aumento das passagens, contra a copa, contra a corrupção, etc) foram movimentos isolados que que se intercederam e no fim, não se sabia o porque daquela multidão está ali, com isso muitos vândalos oportunistas, infiltraram nesses movimentos.
Agora, estes movimentos, de uma certa forma mostrou que o povo brasileiro, cansaram de ficarem calados e vendo as coisas acontecerem, o que, em parte, tem haver com as campanhas mencionadas anteriormente. Acredito que houve um mudança de postura do povo, mas só saberemos se essas mudanças, esses movimentos, esses gritos contra a impunidade, foram válidos, nas eleições deste ano, se mantiverem os mesmos que detêm o poder, no poder, de nada valeu e tudo voltará como era antes.

12 3 12
  • Usuário do Brainly
2014-07-05T11:01:20-03:00
As manifestações são uma alusão aos movimentos que aconteceram no século passado, com intuito de mudar uma ordem repressora e unilateral que o Brasil atual vive.
A diferença é que busca-se uma mudança no cenário politico que apresenta forte índice de corrupção além de manipular uma boa parte da população com falsos programas assistencialista, uma vez que são obrigatórios na Constituição Federal do Brasil, por exemplo no art.5º da nossa Carta Magna todo devem ter direito a uma vida digna.

4 3 4