Respostas

A melhor resposta!
2014-07-04T23:38:52-03:00
Sendo x e y a população brasileira em milhões de habitantes em 2006 e 2009, respectivamente, do enunciado temos:
0,10x – 0,07y = 5,2,
 26x – 0,21y = 8,2 ∴
x = 185 e y = 190
Assim, em 2006, o número de brasileiros indigentes era igual a 10% de 185 milhões, ou seja, 18,5 milhões

1 5 1
2014-07-04T23:51:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá

X --> as pessoas nas duas condições em 2006
y --> As duas condições de pessoas em 2009

Para resolver essa questão, basta você montar um sistema, lembrando que você deve escrever as porcentagens na sua forma decimal:

Vamos montar a equação para os indigentes:
bom em 2006 eu tinha 10% de indigentes, como eu não sei o total para essa porcentagem irei chamar de x, assim tenho 0,1x de indigentes. Em seguida fala que em 2009 há apenas 7% de indigentes, como eu não o total destes, irei chamar de y, assim 0,07y. De 2006 para 2009 fala que 5,2 milhões saíram dessa condição de indigência, portanto matematicamente temos que:

0,1x - 0,07y = 5,2

-----------------------------------

Vamos agora montar para a pobreza:

Em 2006 havia 26% de gente na pobreza, como eu não sei  quantos são então, fica
0,26x. Depois afirma que em 2009 esse percentual foi para 21%, como eu também não sei quantos são, chamarei de 0,21y. Como o texto afirma que de 2006 para 2009 8,2 milhões saíram da pobreza, então temos que:

0,26x - 0,21y = 8,2

---------------------------------

Logo temos um sistema:

0,1x - 0,07y = 5,2     (multiplique esta primeira equação por 3 ficando)
0,26x - 0,21y = 8,2

0,3x - 0,21y = 15,6     (agora subtraia as duas equações)
0,26x - 0,21y = 8,2

0,3x - 0,26x = 15,6 - 8,2

0,04x = 7,4

x = 7,4/0,04

x = 185 milhoes

Agora basta substituir X em qualquer uma das equações, vamos escolher a primeira por exemplo:

0,1x - 0,07y = 5,2

0,1.185 - 0,07y = 5,2

18,5 - 007y = 5,2

-007y = 5,2 -18,5

-0,07y = - 13.3

y = 13,3/0,07

y = 190 milhoes

Bom, como em 2006 havia 10% de indigentes então

10% de 185 : 0,1x185 = 18,5 milhões

portanto alternativa ''C''

Dúvidas ou erros só avisar

abraço