O Brasil é um país rico em variedades linguística devido ao modo como foi colonizada. Cada região tem o seu sotaque, e por isso, é comum que uma pessoa da região sul do país não se identifique muito bem com algumas palavras usadas na região nordeste, ou vice versa. Isso ocorre porque, embora estejamos no mesmo país, nossas culturas são diferentes.
Cada região brasileira foi marcada por a presença de um grupo de estrangeiros, e isso influenciou a linguística da população que alí vivia. Mas com o passar do tempo, isso gerou uma indiferença e, consequentemente, um preconceito em algumas pessoas. O nordeste, que foi a região que abrigou e ainda abriga mais pessoas africanas e afro-descendestes, é a maior vítima dessa descriminação.
Devido a campanhas lançadas por governos de diferentes estados brasileiros, e a conscientização da população, essa realidade tem mudado gradativamente, entretanto, de forma lenta. A diversidade deve ser vista como algo atraente e belo, e esse é um processo demorado. É necessário que entenda-se que no Brasil há uma só nação; essa nação é rica cultualmente, e a linguística das pessoas dos diferentes estados brasileiros é a maior das riquezas dessa cultura.

Respostas

2014-07-05T11:01:11-03:00
Sugiro que você leia a obra "Preconceito Linguístico", de Bagno, a fim de aprender e criar sua própria opinião.
O tema não é difícil e seria bom que todos os alunos tivesses suas posições sobre isso.
1 5 1