Respostas

2014-07-05T12:39:02-03:00
Olá,

vamos chamar 1,88888.... de X

Então 10x é = 18,8888...., fazendo um sistema temos que:


10x = 18,8888....   (subtrai uma da outra fica)
x =      1,8888...   

9x = 17

x = 17/9

Portanto a fração geratriz correspondente à essa dizima seria 17/9
-------------------------
Dúvidas ou erros só avisar

abraço
me ajuda so mais nesse: Encontre a fração geratriz da dízima 1,343434...
em?
Ajudo sim. X = 1,343434.... 100x = 134,343434... Fazendo o mesmo passo lá de cima vai ficar que 99x = 133 , x = 133/99
A melhor resposta!
2014-07-05T12:39:45-03:00
Primeiro você acha o que é 0,8888..., depois você adiciona +1.
0,888... = 8/9
MMC
8/9 + 1 =17/9

1 5 1