EM UM ESTACIONAMENTO, SAÕ COBRADAS AS SEGUINTES TARIFAS: * PELA 1º HORA: r$ 5,00 *PELA 2º HORA E SEGUINTES: R$2,00 POR HORA. SE X REPRESENTA O NÚMERO DE HORAS QUE UM CARRO PERMANECEU NO ESTABELECIMENTO E Y ,O VALOR A SR PAGO, QUAL É A LEI DA FUNÇÃO QUE FORNECE Y EM FUNÇÃO DE X?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-05T17:47:07-03:00
X: Representa o número de horas que o carro permaneceu no estacionamento.
Então, "x horas no estacionamento - 1 hora que ele já permaneceu" vezes "2 reais/hora" + 5 reais da primeira hora.

y = 2(x-1) + 5
y = 2x - 2 + 5
y = 2x +3
2 4 2
2014-07-05T18:24:49-03:00
Y --- valor a ser pago ( valor total )
X --- quantidade de horas em que o carro permaneceu no estacionamento
2 --- valor por hora a mais
5 --- valor pelo primeiro periodo do carro no estacionamento


Y = 5 + 2X