Durante o chamado governo costitucional (1934-1937),as tensoes entre a açao integlalista brasileira e a açao nacional libertadora marcarom o cenario da politica nacional. quais eram os fundamentos ideologicos e as prospostas dessas duas agremiações politicas ?

1

Respostas

2014-07-05T22:07:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A Ação Integralista Brasileira, foi criada pelo intelectual e jornalista Plínio Salgado. As principais características desse partido seguia ideias fascistas, até então vigentes na maioria da Europa. O simbolo era a letra grega Sigma, e eles usavam roupas verdes, e quando chegavam em suas reuniões erguiam o braço direito e saudavam dizendo a palavra "anauê", ou seja, "eu estou aqui". Eram chamados de os galinhas verde. Tentaram derrubar Vargas, porém, acabaram massacrados pelo governo.

A Aliança Nacional Libertadora, era o oposto do integralismo, pois seguia ideias comunistas, idealizados pelo seu criador Luis Carlos Prestes. Também tentaram chegar ao poder, mas foram massacrados pelo governo, e "auxiliaram" na criação da ditadura do Estado Novo em 1937.
3 3 3