Respostas

2014-07-06T01:27:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Os três primeiros termos da sequência numérica que tem 13 termos, onde os últimos dois termos são 3542. 

Já se tem várias informações dessa sequência: 

a13 = 42.  Se os dois últimos são 35 e 42, então o 13 é o 42, como são 13 os termos da sequência. 

r
 = 7 (42-35=7) 
n =13

A fórmula do último termo [an = a1 + (n-1)r], teremos os três primeiros termos. Fazendo certas substituições abaixo: 


42 = a1 + (13-1).7 
42 = a1 + 12.7 
42 = a1 + 84 
a1 = 42 - 84 
a1 = -42. 

Se a1 = -42, logo a2, que é igual a a1+r, será igual a: -42 + 7 --- a2 = -35 
Se a2 = -35, logo a3, que é igual a a2+r, será igual a: -35 + 7 --- a3 = -28 

Os três primeiros termos são: -42; -35; -28. 
5 4 5
A melhor resposta!
2014-07-06T05:38:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se os dois últimos termos de uma sequência (PA) são 35 e 42 então a razão desta PA é:

42 - 35 = 7

Sabe-se que a13 = 42, aplicando-se a Fórmula do termo geral, chegamos a:

a_13=a_1+12.r\\
\\
42=a_1+12*7\\
\\
42=a_1+84\\
\\
a_1=42-84\\
\\
a_1=-42

Sabendo-se que a1 = -42 e razão r=7 podemos escrever a PA:

PA(-42, -35, -28, -21, -14, -7, 0, 7, 14, 21, 28, 35, 42)


2 5 2