A função y = - x2 +12x + 20,
tem um valor máximo. Qual
é esse valor?


2
Porém há um sinal negativo antes de x², não é? Caso contrário a função não tem ponto de máximo, mas de mínimo.
se o exercicio pedir ponto minimo eu tenho que calcular é o vertice de y ou de x???
tem sim o sinal negativo antes do x.
independentemente do ponto ser máximo ou mínimo, tem sempre que calcular yV. O que acontece é que se a>0 a parábola tem a "boca" para cima e o ponto é de mínimo; se a<0 a parábola tem a "boca" voltada para baixo e o ponto é de máximo.
obrigada

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-06T11:59:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Este valor máximo é a ordenada yV do vértice da parábola, assim calculado:

y_V=\frac{-\Delta}{4a}=\frac{-[12^2-4.(-1).20]}{4.(-1)}=\frac{-[144+80]}{-4}=\frac{-224}{-4}=56
1 5 1
2014-07-06T12:02:10-03:00
-x²+12x+20

para que tenha o valor máximo tu precisa calcular o Vértice de Y

Xv = -b/2a
Yv = -
Δ/4a -> -224/4.(-1) = 56


Δ = b²  - 4 . a . c
Δ = 12² - 4 . (-1) . (20)
Δ = 144 + 80