Respostas

A melhor resposta!
2013-07-23T21:35:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Devemos utilizar o recurso matemático de substituição de variável
y=x^2
Reescrevendo a equação:
4y^2-5y+1=0
as soluções desta equação são y=1/4 ou y=1
Retornando a variável :
x^2=\frac{1}{4} \\
x=\sqrt{\frac{1}{4}}=+-\frac{1}{2}
x^2=1 \\
x=+-1
Conjunto solução:

S=\{+-\frac{1}{2}, +- 1 \}
1 5 1
2013-07-23T22:05:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Faremos x^2 = y

4y^2 - 5y + 1 = 0

delta= (-5)^2 - 4.4.1= 25 - 16 = 9

y= 5 + /- V9 ==>y = 5 + /- 3  ==> y1= 5+3 = 1  ; y2= 5 -3 = 1
          2.4                     8                     8                    8      8

Comparando x^2 = y

x^2 = y1  ==> x^2 = 1 ==> x = + / - 1
                                                                                         
x^2 = y2  ==> x^2 = 1  ==> x = +/- V1 ==> x= + / -  1V2^2.2
                              8                    V8                      V8V8
x = + /- 2V2   ==> x = + / - V2
          8                           4