Respostas

2014-07-06T14:55:14-03:00
0,791 gramas por ml
1,5 litros de acetona é a mesma coisa que 1500ml
0,791 --- 1ml
x g ---- 1500 ml
x = 1186,5 gramas de acetona
Sendo a massa molar de acetona = 58g
Então 1186,5/58 = 20,5 mols aproximadamente

Contendo 6 mol de H por mol de acetona, então 20,5 terá: 20,5*6 = 123 mols de H

1 mol =6*10²³ átomos
123 mols = 123*6*10²³ = 736*10²³ = 7,36*10*25 átomos de H
A melhor resposta!
2014-07-06T14:58:23-03:00
Olá

Massa molar da acetona  C₃H₆O é de 58g/mol e sabendo que 1 mol de átomos tem 6.10²³ átomos, vamos lá:

Temos 1,5 L  ou 1500 mL de acetona. A densidade acetona é 0,791g/mL sendo assim:

0,791g ----------------- 1ml
x gramas -------------1500

x = 1186,5 gramas há em 1500 ml

agora vamos lá: eu tenho 6 mols de hidrogênio (lembrando que C₃H₆O esse números pequenos são considerados mols nesse caso) em 58gramas , logo em 1186,5 gramas eu terei:

6/58 = x/1186,5

58x = 1186,5.6

58x = 7119

x = 7119/58

x = 122,74 mols de H₂ estarão presentes nesses 1886,5 gramas. Por últimos:

1 mol de hidrogênio tem----------- 6.10²³ átomos
112 mols de hidrogênio tem ------ z átomos

Z = 122,74.6.10²³

Z = 736.10²³ átomos

Z = 7,36.10²⁵ átomos de hidrogênio

-----------------------

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!





1 5 1