Respostas

2014-07-06T15:48:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 
  

A soma de dez termos de uma P.A é igual a -35. O último termo é igual ao número de termos. Qual é o primeiro termo?

S10 = - 35

an = n
   
                 Sn = (a1 + an ) .n
                               2
                  -35 = (a1+ 10).10
                               2
                   - 70 = 10a1 + 100
                    -70 - 100 = 10a1
                     - 170 = 10a1
 
                         a1 = - 17






1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-06T15:50:59-03:00
Olá

Bom, vamos organizar antes:

S₁₀ = -35
a₁₀ = 10
----------------------

pela fórmula da soma dos termos de uma p.a temos que:

S₁₀ = (a₁ + a₁₀).10/2

-35 = (a₁ + 10).10/2  (passa o 2 multiplicando o -35 fica:)

-70 = 10a₁ + 100

-70 - 100 = 10a₁
10a₁ = -170

a₁ = -170/10

a₁ = -17

Portanto está aí, o seu primeiro termo é -17
-------------------------

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!
1 5 1