Considere o período e as afirmações abaixo.

Paulo, obedeça o seu pai!

I. A pontuação está incorreta, pois a vírgula está separando o sujeito do verbo.

II. Há um problema de regência verbal.

Está correto o que se afirma em

a) somente I
b) somente II
c) I e II
d) nenhuma

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-24T00:11:27-03:00
Há um problema visível de regência verbal. Quando obedecemos, obedecemos a alguém. Assim, já descartamos letra a e d. Vamos analisar a primeira sentença:
Paulo, obedeça seu pai! Primeiro, vamos achar o sujeito. Obedeça seu pai. Quem? Paulo. Mas nesse caso, Paulo não é sujeito e sim vocativo. Por exemplo, "amigos, vamos ao cinema?" Estou convocando para fazer algo, assim, sempre há vírgula e a primeira afirmação está errada.
Letra b.
2 5 2
muito obrigada!
Opa, tem um errinho. Paulo não é sujeito, é vocativo!
vlw!
Consertei! Dê uma olhada e me diga se entendeu, att
entendi sim. muito obrigada! :)
2013-07-24T10:16:38-03:00
De acordo com minha analise, a resposta da minha amiga esta correta, pois minha mae e professora e eu mostrei essa questao a ela, e ela respondeu do msm jeito. Letra b!
1 5 1