01- Que camadas sociais frequentavam as termas romanas? Elas eram locais destinados exclusivamente aos banhos?Justifique.

02- Qual a princiapal diferença entre a função do banho na Roma Antiga e Atualmente?

03- A preocupação com a preservação ambiental em geral e, principalmente, com as reservas de água do planeta tende a ser um dos grandes temas do século XXI. Cite algumas medidas que podem ser tomadas pela população e pelo governo para garantir a correta manutenção desse recurso natural.

1

Respostas

2014-07-06T23:15:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

1) Em Roma havia as termas, locais com várias piscinas, com diferentes temperaturas (escravos aqueciam a água nas temperaturas desejadas). Todos os cidadãos romanos podiam (e deviam) tomar banho, frequentemente, nas termas, havendo áreas para homens e outras para mulheres (às vezes havia horários diferenciados para cada sexo). Nesse sentido, os romanos gostavam de se diferenciar dos bárbaros em razão de serem limpos e não cheirarem tão mal como os outros povos. Além disso, pagavam-se pequenas taxas para se frequentar tais estabelecimentos. Havia não apenas a higiene, mas também esportes, locais de reunião, tratamentos de saúde e fins culturais.

02) A função do banho em Roma estava ligado à interação, em um local fora de casa, enquanto hoje é uma prática bem mais privada e relacionada, essencialmente, à higiene.

3) Utilizar medidas simples, como:

a) Não varrer a calçada com a mangueira;

b) Não deixar a torneira aberta enquanto se está escovando os dentes;

c) Promover campanhas que alertem sobre a necessidade de se economizar água;

d) O governo ter planejamento para evitar vazamentos e resolvê-los com rapidez;

e) Estimular banhos mais curtos, com menor uso de água.

Bons estudos!
6 4 6