1) Que tipo de ligação química acontece entre um átomo com número atômico 9 e um com numero atômico 17? Justifique sua resposta indicando a distribuição eletrônica desses átomos.

2) Sabendo que flúor tem 7 elétrons na ultima camada e o cálcio tem 2, responda:
a) Como é a formula mínima do composto formado entre esses dois elementos?
b)Quantos elétrons existe a ultima camada dos 2 íons que formam o composto?
c) Qual e a valência de cada átomo?
d) Qual e a carga elétrica de cada íon?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T00:27:44-03:00
Olá

Esse átomo de número atômico 9 é o Fluor
O átomo de número atômico 17 é o Cloro

Sendo assim, a ligação entre estes dois átomos é do tipo Covalente. Para entender o porquê você tem que saber que a tendência de um átomo para ceder ou receber elétrons vai depender do número de elétrons que faltam para completar 8 elétrons (regra do octeto) e assim se tornar estável, portanto vamos fazer as distribuições:

Fluor: 
 
₉F : 1s² 2s² 2p⁵ portanto ele tem 7 elétrons na camada de valência (última camada), sendo assim é mais fácil ele ter que receber 1 elétron para completar 8

--------------

Cloro

₁₇Cl : 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵ : logo como ele tem também 7 elétrons na camada de valência ficará mais fácil ele receber 1 elétron para fechar 8 

Logo, a distribuição eletrônica nos mostra  que ambos os átomos possuem uma BAIXA DIFERENÇA DE ELETRONEGATIVIDADE, sendo assim nenhum tem força suficiente para arrancar um elétron do outro e portanto eles terão uma tendência a compartilharem elétrons formando assim uma ligação covalente.

------------------------------------------

Dúvidas ou erros só avisar

abraço!

63 4 63