Expliquem o comportamento dos elétrons compartilhados em uma Ligação Covalente entre dois átomos, haja visto que esse mesmoelétron pertence a dois átomos diferentes,e os fenômenosque permitem esse tipode ligação através dele.Ilustre sua resposta

2
por favor me ajudem !! ficarei muito grato
Obrigado

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T11:32:30-03:00
Bom dia 
Quando temos elementos químicos que possuem em sua camada de valência um nº de elétrons próximo aos gases nobres e portanto falta pouco para completar o octeto de forma que esses elementos "querem" ganhar elétrons. Quando dois que "querem" ganhar elétrons se unem isso acontece com o compartilhamento de elétrons, ou seja, um elétron do 1º átomo forma um par com um elétron do 2º átomo e esse par ficará orbitando a eletrosfera dos dois átomos, de forma que o octeto fica completo para o dois átomos que usam em conjunto os elétrons.

2 4 2
2014-07-07T15:09:16-03:00
Ligação covalente é o compartilhamento de elétrons. Somente é realizada entre não-metais com não metais ou não-metais e hidrogênio. A regra do octeto diz que a camada de valência deve ter 8 elétrons para se estabilizar. Usando um exemplo, o gás cloro:
Cl2
ligação covalente entre os dois átomos de cloro
Cl - Cl
Como o cloro possui 7 elétrons na camada de valência, ele precisaria de mais um para completar a regra do octeto e esse elétron veio compartilhado do outro cloro. Um cloro compartilha um elétron com o outro, assim, eles ficam transitando entre as nuvens eletrônicas dos dois átomos, tornando ambos estáveis.
1 4 1