Ouvindo um programa
de TV, durante uma entrevista um dos participantes disse que ele tem o costume
de orar durante o dia tantas vezes quanto é o número do dia. Assim no dia
primeiro ele ora uma vez ao dia, no dia dois ele ora duas vezes e assim por
diante. Durante um mês de 31 dias, quantas vezes ele terá orado?

2

Respostas

2014-07-07T12:42:23-03:00
Será 496. pois  somando do 1 ate o 31 dará esse valor
A melhor resposta!
2014-07-07T12:45:22-03:00
É basicamente uma P.A. de razão r=1
(1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ; ... ; 31)

Você obviamente poderia fazer na mão, mas acredito eu que a intenção do exercício é que se use a fórmula da soma dos termos de uma P.A.

Sn = n (a1+an) / 2 , onde:
Sn ~> soma de todos os termos (?)
n ~> número de termos (31)
a1 ~> primeiro termo da PA (1)
an ~> último termo da PA (31)

Assim, substituindo os valores, obtemos:
Sn = 31.(1+31) / 2
Sn = 31.(32)/2
Sn = 31.16 = 496 vezes

Espero ter ajudado.
Abraços!
1 5 1