Respostas

2014-07-07T12:44:33-03:00
Vamos organizar:

Quadrado de um número: x²

Quádruplo de um número: 4x

x² - 4x = 12

x² - 4x - 12 = 0     Encontramos o delta:

Δ = 16 +48

Δ = 64

Como o número é positivo, não vamos calcular a raiz negativa.

x = 4 + √64
          2

x = 4 + 8
         2

x = 12/2

x = 6
A melhor resposta!
2014-07-07T12:47:53-03:00
O tal número representamos por x, dando origem a seguinte equação : 

x²  - 4x = 12 
x² - 4x - 12 = 0    A partir daqui resolve-se por báskara 
Δ = b² - 4.a.c
Δ = (-4)² - 4.1.(-12) 
Δ = 16 + 48
Δ = 64 
Como o número é positivo, não precisará calcular a raiz negativa.


x = -b + √Δ
         2.a

x = -(-4) + √64
           2.1

x = 4 + 8  = 12  = 6  
         2         2

O número em questão é 6.



1 5 1