Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T13:53:20-03:00
1) As medidas de dois ângulos suplementares são expressas em graus por 3x-20 e 2x +20. Determine as medidas dos ângulos.
- 2 ângulos são suplementares quando sua soma é 180º.
(3x - 20) + (2x + 20) =  180
3x - 20 + 2x + 20 = 180
5x = 180 => x = 180/5 => x = 36º
(3x - 20) = 3.36 - 20 = 88º
(2x + 20) = 2.36 + 20 = 92º
..................
2) Dois ângulos opostos pelo vértice são expressos em graus por 4x-20 e 2x-10.determine a medida deses ângulos.
- Ângulos opostos pelo vértice (OPV) são iguais.
4x - 20 = 2x - 10
4x - 2x = -10 + 20
2x = 10 => 10/2 => x = 5 

4x - 20 = 2x - 10 => 4.5 - 20 = 2.5 - 10 => 0º = 0º


3 5 3
2014-07-07T13:56:46-03:00
3x-20+2x+20=180          3.(36)-20      2.(36)+20
3x+2x-20+20=180           108-20        72+20
5x=180                           88º             92º
x=180/5
x=36
 
(II) 4x-20=2x-10                            4.(5)-20=              2.(5)-10=10-10=0
4x-2x=-10+20                               20-20=0
2x=10
x=10/2
x=5
1 4 1