1) Qual a diferença de sentido da palavra homem na frase a seguir? '' Suponha que nunca tenha visto um homem e não sabia, por tanato, o que era o homem''

2) Indique nas orações abaixo a diferença de sentido em relação aos artigos utilizados

a) Ele é o cara

b) Ele é um cara

c) A madeira quebrou

d) Uma madeira quebrou

e) É essa a rotina de dezenas de arbitro...

f) Não só a minha amiga mas a amiga de todo mundo

g) Na escola os alunos assistiram a uma palestra

h) Em casa impedi que as traça tenham um desenvolvimento anormal

i) A onça era enorme

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T16:43:31-03:00
Tudo o que tem o artigo indefinido (um, uma) indica algo qualquer. Um homem qualquer, uma madeira qualquer.
Tudo o que possui o artigo definido (o, a) indica algo específico.
1 5 1
2014-07-07T16:58:37-03:00
Quando vc fala "o" ou "a" (ou no plural) você esta especificando, quando vc usa um ou uma é qualquer um (uma)