Olhos castanhos são dominantes com relação ao fenótipos olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de um homem de olhos castanhos e de uma mãe de olhos castanhos, casa-se com uma mulher de olhos castanhos. Qual a chance do casal ter filhos de olhos azuis?

2
Não há como saber se eles são heterozigóticos ou homozigóticos. Eu, particularmente, não consegui fazer a distinção.
Agora escolhe a melhor

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T19:59:20-03:00
Pai ⇔ AA           AA    ⇔ mãe
                FILHO  
                  AA
AA X AA= AA
R: Da parte do homem, que é o pai não tem chance, já da parte da mãe ,ode haver probabilidade ou não de ela ser  homozigótica em relação a esse caracter.Assim, para se ter um filho de olho azul, ambos deveriam ter o caracter recessivo para o olho azul.Mas não tem, sendo 0%, mesmo se a mulher fosse AA ou Aa.


1 5 1
espero ter ajudado.
O enunciado informa que o pai e a mãe do homem são castanhos, mas eles podem ser castanhos heterozigóticos ou não e, consequentemente, o homem pode conter o gene de olho azul ou não. Por isso que não da pra resolver o exercício com plena certeza.
2014-07-07T19:59:32-03:00
AA = castanho
Aa = castanho
aa = azul
Mãe, possível genótipo: A_  x A_ -> pai possível genótipo
O homem, como tem olho castanho, pode ser AA ou Aa, não tem como determinar porque as informações são escassas. 
Casando-se com uma mulher de cabelos castanhos: AA ou Aa.
para se ter um filho castanho, tanto o homem quanto a mulher teriam que ser heterozigotos: Aa.
Sendo assim, os possíveis genótipos seriam:
AA
Aa
Aa
aa

Com isso, vemos que a chance de ter um filho com olhos azuis seria de 25%. 
lembrando que para o homem ser heterozigoto dominante, sua mãe ou seu pai, ou os dois, devem ser heterozigoto também.