Compare as orações destes cartazes.

Temos vagas para domadores.
Existem vagas para domadores.
Há vagas para domadores.

a) A informação que as 3 orações transmitem é praticamente a mesma. No entanto elas são diferentes quanto ao sujeito. Explique essa diferença.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-07T22:27:44-03:00
A diferença se dá pelo fato de cada sujeito apresentar um sentido diferente à cada oração.

A primeira oração refere-se ao fato de que eles mesmos possuem vagas para domadores.
A segunda oração refere-se ao fato de que em algum lugar existem vagas para domadores.

A terceira oração refere-se ao fato de que há ainda algumas vagas para domadores.
1 5 1
2014-07-08T02:50:32-03:00
Temos vagas para domadores. Sujeito oculto (NÓS)
Existem vagas para domadores. Sujeito simples: (VAGAS PARA DOMADORES) - Vagas para domadores existem.
Há vagas para domadores.
Sujeito inexistente ou oração sem sujeito - verbo haver no sentido de existir é impessoal, não varia e não tem sujeito.
1 5 1