Conforme Silva (2014) a filosofia da responsabilidade social das empresas vem ganhando força no Brasil e no mundo. A chamada cidadania corporativa configura-se pela ética nas práticas de gestão, junto às mais diversas frentes. Cada vez mais as empresas mostram-se interessadas em adotar a transparência nas suas ações, em proporcionar melhor qualidade de vida às comunidades no entorno de suas instalações, em se submeter a normas internacionais que tratam da conduta ética, etc. Um aspecto menos divulgado nesse contexto é o do marketing. Dentre as alternativas a seguir, indique a que CORRETAMENTE retrata o papel exercido pelo marketing e suas ferramentas no contexto da responsabilidade social das empresas.

ALTERNATIVAS
1- O marketing não desempenha nenhum papel para as organizações ao dar ciência ao mercado das ações positivas de responsabilidade social e ambiental.
2- As ações da organização, ao promover estratégias de marketing social, não são voltadas primariamente à venda de produtos e serviços, mas sim a promover um conceito que, do ponto de vista da organização, deve ser aceito pela sociedade.
3- Desde os primórdios de seu desenvolvimento, até hoje, o marketing foca no atendimento aos desejos dos clientes, independentemente se o produto que este cliente consume oferece algum dano a ele ou à sociedade como um todo.
4- O marketing societal se define como aquele em que as empresas busquem o lucro pelo lucro, ou seja, resultado a qualquer custo. É necessário, sim, satisfazer as necessidades do cliente, porém levando em consideração os interesses da organização.
5- O marketing não desempenha nenhum papel no âmbito da responsabilidade social, pois esta é uma filosofia de gestão, não fazendo sentido imaginar-se uma "venda" para consumidores - o terreno de aplicação do marketing, por excelência.

2

Respostas

2014-07-07T23:48:57-03:00
• As ações da organização, ao promoverem estratégias de marketing social, não são voltadas primariamente à venda de produtos e serviços, mas sim a promoverem um conceito que deve ser aceito pela sociedade
2014-07-08T15:06:07-03:00