Dúvidas básicas de criança de primeira série.

Monossílabos átonos seriam as preposições e os artigos : da , de , em , o , uns ?
Monossílabos tônicos seriam os nomes : pá , pé , dói.

Quando ''x'' tem som de ''kso'' como neste caso:

fixo.. Isso seria um encontro consonantal ?

2

Respostas

2014-07-08T00:04:22-03:00
      A começar pelos tônicos, eles assim se classificam pelo fato de possuírem autonomia fonética, ou seja, não necessitam se apoiar em outro vocábulo para demonstrar valor fonético. Dessa forma, tendo em vista as regras de acentuação, das quais já temos certo conhecimento, vale dizer que aqueles que os representam são terminados em:      
-a(s):há,chá,pá,cá,lá...
-e(s):dê,lê,ré,pé,vê...
-o(s): nó, dó, pôs, só, nós´...
     Os monossílabos considerados como átonos não possuem essa autonomia fonética, sendo necessário se apoiarem em sílabas de vocábulos posteriores, fato que faz prevalecer mais o som desta (silabado vocábulo posterior) do que daquela (monossílabo átono). A título de constarmos, analisemos um exemplo:
 “Sei que não vai dar em nada
  Seus segredos sei de cor”

     É se X e um não e um encontro consonantal por que só e um encontro quando uma consoante se encontra com a outra...ex: planta, crise, etc..
  faça um bom aproveito bjs...


1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-08T00:41:45-03:00
Filipe, vou responder de uma forma bem simples para você não esquecer nem ficar na dúvida. Regras existem muitas, exceções mais ainda, então vamos para os macetes que nos dão tanta segurança:
Monossílabo átono são palavras de uma sílaba só e que sozinha não tem uma significação, é como se fosse oca, a não ser que esteja acentuada. Ex: (e) átono, (é) tônico. A sua definição está correta, mas incompleta. Mar é monossílabo e é tônico porque sozinha a palavra encerra um sentido; mel também.
DETALHE IMPORTANTE: todo monossílabo acentuado é TÔNICO
Espero que vc entenda...
''x'' tem som de ''kso'' - não, só é encontro consonantal quanto temos duas consoantes juntas PRato, conSCiência... 
 

1 5 1