URGENTE, ACENTUAÇÃO
acentue as palavras quando necessário e justifique com a regra:
1) retros
2) bisturis
3) pires
4) ritmo
5) bambu
6) geleia
7) pólen
8) caju
9) item
10) quilômetro
11) ruína
12) hífen
13) veloz
14) látex
já estão acentuadas, só é necessário a regra

2

Respostas

2014-07-07T23:46:43-03:00
     Pólen é uma paroxítona e a silaba atômica dela e a Penúltima .
     Quilômetro a sílaba atômica e a antepenúltima.
     As paroxítonas terminadas em "n" são acentuadas (hífen), mas as que terminam em "ens", não. (hifens, jovens) .
    Ruína  I e U, vogal tônica após hiato, sozinhos na sílaba ou com -S, desde que não seguidos de  -NH. 
  
São acentuadas as palavras que  terminados em: -L, -N, -R, -X, - OS, por isso que látex é uma paroxítona.
 



A melhor resposta!
2014-07-08T00:43:29-03:00
1) retros - retrós  - oxítona terminada em o seguido ou não de s
2) bisturis - não acentua oxítona terminada em i seguida ou não de s
3) pires - não acentua paroxítona terminada em e seguido ou não de s
4) ritmo - não .... paroxítona terminada em o
5) bambu - não... oxítona terminada em u
6) geleia - não .... ditongo aberto ei (caiu o acento)
7) pólen - paroxítona terminada em N
8) caju - IGUAL A BAMBU
9) item - NÃO TEM ACENTO AS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM M
10) quilômetro - palavra proparoxítona, todas são acentuadas (TODAS)
11) ruína - É um hiato formado pela letra i tônica, formando sílaba sozinha é acentuada 
12) hífen - paroxítona terminada em n
13) veloz - não é acentuada oxítona terminada em Z
14) látex
- paroxítona terminada em X

1 5 1