Recentemente tivemos o envio ao Congresso do projeto de lei que prevê a reserva de 20% das vagas em concursos públicos federais para negros, trazendo de volta a discussão relativa à necessidade de cotas raciais que permitam o acesso destes aos setores de maior prestígio na sociedade. Tal medida tomada pelo governo federal faz parte de um conjunto de ações que visam promover a justiça social e a reparação, ao menos em parte e de forma emergencial, dos danos causados a essa parcela da população. Para Silva (2014), as ações afirmativas têm papel importante dentro da responsabilidade social, visando à expressão de um país mais justo, com melhores índices de desenvolvimento para todos os setores da nação. Baseado nesse contexto, leia as afirmações e assinale a alternativa CORRETA sobre as ações afirmativas:
I - As ações afirmativas são necessárias para buscar a igualdade e a dignidade da pessoa humana.
II - O objetivo dessas ações é o de superar iniquidades históricas e persistentes e as consequentes desvantagens para determinados segmentos da população.
III - As cotas raciais e sociais nas universidades públicas é um exemplo de ação afirmativa.
IV - As desvantagens que determinados segmentos da população possuem devem ser demonstradas em relação a aspectos fundamentais do exercício da cidadania (exemplo: acesso a saúde).

1

Respostas

2014-07-08T16:00:15-03:00