Gases

Oxigenio

Gas carbonico

Gas nitrogenio

Outos gases

Composição da atosfera

21%

0,04%

78%

0,96%

Movimento de inspiração

21%

0,04%

78%

0,96%

Movimento de expiração

16%

4%

78%

0,096%

A tabela apresenta uma diferença de oxigenio no ar inspirado e no ar expirado . por que ocorre essa diferença ?

Explique a razão do aumento do percentual do gas na expiração ?

1

Respostas

  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-24T20:01:06-03:00
A diminuição da presença de gás oxigênio no gás expirado se deve ao fato de que este é consumido durante o processo de respiração celular de organismos aeróbicos, como os humanos.

A respiração celular visa ao objetivo de produzir energia e, para isso, utiliza moléculas de glicose e oxigênio, e obtém ao final de suas transformações químicas alguns resíduos químicos além de moléculas energéticas.

Um destes resíduos é o dióxido de carbono (gás carbônico), que ao ser produzido ao final da respiração celular, deve ser eliminado ao ambiente. Isto explica o aumento da presença deste gás no ar expirado.
4 4 4
pode me explica mas um pouco sobre esse assunto diferença de oxigenio no ar inspirado e no ar expirado . por que ocorre essa diferença ?
Esta diferença ocorre pois o gás oxigênio é consumido pelo corpo humano e outros organismos aeróbicos, isto é, organismos que utilizam o gás oxigênio para obtenção de energia. Sendo consumido, a sua presença no ar expulso é menor do que sua presença no ar inspirado.
O gás carbônico (dióxido de carbono) é produzido por estes organismos durante o processo de produção de energia, que utiliza o gás oxigênio inspirado. O dióxido de carbono resultante da produção de energia é uma espécie de "resto" deste processo, e sua permanência no organismo é potencialmente nociva. Por isso, ele é eliminado durante a expiração, sendo sua presença neste ar inspirado obviamente maior que no ar inspirado.
obg ...