Respostas

2014-07-08T16:19:48-03:00
45) +296,83*2 - 791,44 = -197,78kJ
46) -180,5 + 66,4 = 114,1kJ
47) -1278,8-(4*-124) = -1278,8 - 496 = -1774,8kJ
Obrigada, pela ajuda!
lha só, apenas fiz os cálculos, não fiz todo o processo. Acredito que o barchuma, que está respondendo, irá fazer o processo todo correto.
ok, obrigada!
Haha valeu brother adiantou muito hehe ;) mas é isso aí um ajudando o outro abraço a todos ;P
Obrigada, pelas respostas! :-))
A melhor resposta!
2014-07-08T16:31:31-03:00
Olá

1-)

Queremos esta reação: 2S + O₂ ---->  2SO₃ 

Bom temos estas reações:

S + O₂  --> SO₂  ΔH = -296,83 KJ/mol

2S + 3O₂ ---> 2SO₃ ΔH = -791,44 KJ/mol

Para obtermos a terceira basta usarmos a lei de hess (no fundo no fundo é só manipular as reações para obter a reação que queremos) sendo assim vamos MANTER A SEGUNDA REAÇÃO, E A PRIMEIRA VAMOS INVERTÊ-LA E MULTIPLICA-LA POR 2
sendo assim fica:

2S + 3O₂ ---- > 2SO₃   ΔH = -791,44 KJ/MOL

2SO₂  -----> 2S  + 2O₂      ΔH = + 593,66

---------------------------------------------------------------  (somando fica:)

2SO₂ + O₂ ----> 2SO₃  ΔH = -197,78 KJ/mol

portanto está aí sua primeira questão


2-)

Se você pegou a ideia da primeira questão então para a segunda de uma forma mais rápida temos que:

N₂ +   2O₂ ----> 2NO₂   ΔH = 66,4 KJ/mol 

2NO --------> N₂ + O₂   ΔH = -180,5 KJ/mol

--------------------------------------------------------  (somando fica:)

2NO + O₂  ---->   2NO₂  ΔH = -114,1 KJ/mol

-------------------------------------------------------------

3-) 

P₄ + 6Cl₂    -------> 4PCl₃   ΔH = -1278,8 KJ/mol

4PCl₃ + 10Cl₂  -----> 4PCl₅   ΔH = -620 KJ/mol
------------------------------------------

P₄ + 10Cl₂  -----> 4PCl₅   ΔH = -1774,8 KJ/mol

------------------------

Qualquer dúvida ou erro só avisar ok?

lembrando que as questões 2 e 3 eu resumi bem, pois expliquei bem a primeira para que nas próximas você faça a mesma coisa

abraço!






3 5 3