Respostas

A melhor resposta!
2013-07-24T22:35:13-03:00
Voz ativa - o sujeito pratica a ação.
Ex: Eu fiz o bolo.

Voz passiva - o sujeito sofre a ação.
Ex: O bolo foi feito por mim.

Voz reflexiva - O sujeito pratica e sofre a ação.
Ex: Elas abraçaram-se.
Ele se ferrou.
4 4 4
2013-07-24T22:36:32-03:00
Voz passiva: aqui, o sujeito sofre a ação, e ela é praticada pelo AGENTE DA PASSIVA. Geralmente, voce reconhece essa voz pela presença da preposição por e seus derivados: pelo, pelos, pelas...
Ex: A empresa foi comprada pelo empresário.
A minha frase gira em torno da Empresa, entretanto, ela sofre a ação de ser comprada, praticada pelo agente da passiva. (Agente da passiva é diferente de sujeito)
Voz ativa: O sujeito pratica a ação, normalmente. Veja no período a seguir:
Luciano andou 50km hoje.
O período gira em torno de Luciana. A ação é andar, e Luciano praticou tal ação.
Voz reflexiva: O sujeito pratica e recebe a ação. Ela é notada quando usamos a partícula apassivadora -se e demais pronomes oblíquos átonos. Assim:
Cortei-me ontem.
Eu cortei e sofri a ação de cortar. Assim, voz reflexiva, de acordo com o próprio nome.
2 5 2