De acordo com os valores da tabela:
a) O movimento é acelerado ou retardado?
b) O movimento é progressivo ou retrógrado?
c) Determine a velocidade inicial e a aceleração?
d) Determine a função horária da velocidade.
e) Determine o instante de tempo para a inversão de sentido.
f) Determine a velocidade para o instante de tempo, t=20s.

2

Respostas

2014-07-09T11:57:39-03:00
A) Veremos o Δv:

t (0-2): 20 - 24 = -4 m/s→ Sinal negativo: Retardado
-----------------------------------------
b) Ainda que a aceleração seja negativa, os sinais da velocidade são positivos, então o movimento é progressivo
-----------------------------------------
c) No t0 a velocidade é 24 m/s

a = Δv/Δt

a = (8-24)/8

a = -16/8 = -2 m/s²
---------------------------------------
d) V = Vo + a.t
    V = 24 - 2.t
----------------------------------------
e) A inversão é o momento que V = 0

0 = 24 - 2.t

2t = 24

t = 12 s
------------------------------------------
f) Substituimos na função:

V = 24 - 2.t

V = 24 - 2.20

V = 24 - 40

V = -16 m/s
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-09T17:36:35-03:00
Boa tarde.
a) O movimento é retardado pois a velocidade está diminuindo com o tempo e a aceleração é negativa .
b)O movimento é retrógrado pois se fizermos Vf - Vi o valor será < que 0.
c) Velocidade inicial é 24 m/s. Para a aceleração média temos:
a = Δv    >>>>> a = 8 - 24        >>>> a = -16     >>>>> a = - 2 m/s^2
      Δt                     8 - 0                          8

d) Função horária da velocidade: V = V0 + a. t
                                                V = 24 - 2.t

e) Instante de tempo para inversão do sentido: V = 0, então:
                                                V = 24 -2.t
                                                0 = 24 -2.t
                                              - 24 = - 2. t x (-1)
                                                 t = 24/2
                                                 t = 12 s

f) em t = 20 s a velocidade será  V = 24 + (-2). 20
                                               V = 24 + (-40)
                                               V = -16 m/s
2 5 2