Respostas

2014-07-09T15:30:40-03:00
Desenvolver um trabalho de conscientização junto aos alunos em relação à coleta de lixo.
• Fazer com que estes venham a perceber que nem tudo que parece ser lixo venha a ser.
• Trabalhar a ideia de reciclar, selecionar e de não poluição do meio ambiente.
• De que forma poderemos contribuir com o meio ambiente.
• A proposta desse trabalho da coleta coletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade dos alunos à proteção do meio ambiente e sua melhoria.
  A proposta do plano de aula é trabalhar a coleta seletiva do lixo da escola inserida numa perspectiva mais ampla onde todos participam:
• Conscientizar todos os envolvidos em manter a escola limpa.
• Desenvolver o hábito de higiene quanto a seleção do lixo na escola, na rua e em suas casas.
• Mostrar que alguns tipos de lixo podem ser recicláveis.
• Mobilizar os alunos e suas famílias sobre o reaproveitamento do lixo.
• Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo nas formas de coleta e destino do mesmo,na reciclagem,nos comportamentos responsáveis pela “produção e destino” do lixo nas escolas,casas e espaço em comum.
  Elaborar cartazes com frases educativas, onde será colocado em pontos estratégicos da escola como: Entrada e pátio da escola. Aproveitar e explicar aos alunos, que existem varias formas de cuidarmos do nosso lixo, para isso falar, com os alunos sobre os 4 RS( Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) , mostrando os cartazes na lousa.  (TEXTO) : Reciclar é preciso 

●  Lixo orgânico leva pouco tempo para se decompor, mas pode ser mais bem aproveitado na com postagem. Cascas de frutas e legumes e folhagens de tubérculos nem são lixo e podem ser aproveitadas em receitas. 

●  Papel consome árvores, água e energia para ser produzido. A reciclagem poupa tudo. Em dez anos de coleta seletiva, Porto Alegre reciclou 15518 toneladas de papel, preservando 529000 árvores. 

●  Cigarro esse é lixo por excelência. Não só para a natureza, mas também para a saúde. As pontas devem ir para o lixo, pois não têm reaproveitamento e demoram até 5 anos para se decompor. 

●  Embalagem longa vida e plástico embora sejam considerados materiais recicláveis, ainda não existem técnicas que permitam a reutilização plena. O PET pode ser transformado em fibra para roupas. 

●  Vidro e alumínio são as estrelas da reciclagem, porque podem ser usados novamente na forma original. Isso significa retirar menos areia e bauxita da natureza e economizar energia. O Brasil recicla 78% do alumínio. 
2014-07-09T16:47:50-03:00
Imagens variadas de lugares com lixo e outros lugares limpos .
Objetivos:observação das imagens e comparações dos alunos sobre o lixo ,que levem o alunos compreender a importância da reciclagem.
 Pode-se fazer um projeto; com o lixo,reciclagem com  a participação do grupo escolar e comunidade.