Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-07-25T16:41:40-03:00
. A ferrovia, como símbolo do progresso e da modernidade, proporcionou a expansão dos sistemas de transportes entre o fim do século XIX e inicio do século XX, rompendo com isolamentos geográficos, limitações comerciais e barreiras para o mercado. Os prolongamentos das linhas férreas possibilitaram um processo de dinamização do comércio, dos meios de transportes, dos sistemas de comunicação e da estrutura urbana das cidades
2 4 2
2013-07-25T16:43:34-03:00
Além de encurtava as distâncias e transportava rapidamente mercadorias destinadas ao mercado externo, também porque trazia as últimas novidades europeias a lugares dantes servidos apenas pelas tropas de muares. As estradas de ferro significavam a inserção plena do Império na expansão do capitalismo, possibilitando a chegada de levas de imigrantes para substituir o trabalhador escravo.