Respostas

A melhor resposta!
2014-07-10T14:51:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Neste caso use a regra baseada no Teorema de Pitágoras:

R=\sqrt{90^2+120^2}\\
\\
R=\sqrt{8100+14400}\\
\\
R=\sqrt{22500}\\
\\
\boxed{R=150 \ N}
2 5 2
2014-07-10T15:01:15-03:00
|----------------------------**
|                                  | 
|F_1                             | 
|                                  |
|                                  |
|       F_2                      |
| _________________|

A força F_1 é a que esta indicada a F_2 é a unica linha que não esta tracejada. Para fazermos o cálculo utilizamos a regra do paralelogramo, que seria "duplicar" as forças que estão agindo no corpo, essa duplicação são as outras duas linhas tracejadas (tirando a F_1), a força resultante será a diagonal deste quadrado apontando para onde o asterisco está. Com esta diagonal forma-se um triângulo retângulo, onde a hipotenusa é a Força Resultante, e os catetos são F_2 e a força paralela a F_1, utilizando teorema de Pitágoras:

 \\ F_r^2=(F_2)^2+(F'_1)^2 \\ Fr^2=120^2+90^2 \\ F_r^2=14400+8100 \\ F_r^2=22500 \\  \sqrt{F_r^2}= \sqrt{22500}   \\ F_r=150N
1 5 1