Respostas

2014-07-10T15:00:29-03:00

Espero que ajude :

Qual foi a importância das teorias contratualistas no movimento contra o absolutismo?
Please, não conseguir achar essa :/
1 Resposta • Filosofia
Melhor resposta (Escolhida pelo eleitor)
CONTRATUALISMO: desejo de explicar os fatos sociais somado ao Direito do homem anti à convivência em sociedade, ou seja, o homem in natura.

O contratualismo foi defendido por Hobbes, Locke e Rousseau.

Esses pensadores defendiam o direito do povo para eleger seus dirigentes. Segundo eles todos devem ter liberdade e cada um a seu modo.

Hobbes, Locke e Rousseau são contratualistas porque baseiam suas concepções de Estado Moderno e de Poder com base no Pacto ou Contrato Social. Ou seja, defendem que o Estado surge através do Poder que o povo tem de pactuar ou contratar seus dirigentes. Eles são os defensores do direito da Liberdade, cada um ao seu modo. Apesar de terem concepções políticas diferentes, todos eram contra os domínios da igreja e ajudaram a pôr fim ao univerdialismo dos cristãos da era medieval e durante o feudalismo. Estavam à frente dos ideais de Estado novo e ao desenvolvimento do Capitalismo. O pacto social

Já o absolutismo legitimava o poder e sustentava um modelo tradicionalmente dominador e, compactuado com a igreja e nas crenças que ela pregava, centrava todo poder político nas mãos do monarca.