Respostas

A melhor resposta!
2014-07-10T16:06:05-03:00

Substantivos Biformes e Substantivos Uniformes

Substantivos Biformes (= duas formas): ao indicar nomes de seres vivos, geralmente o gênero da palavra está relacionado ao sexo do ser, havendo, portanto, duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. Observe:

gato - gata

homem - mulher

poeta - poetisa

prefeito - prefeita

Substantivos Uniformes: são aqueles que apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino. Classificam-se em:

Epicenos: têm um só gênero e nomeiam bichos.

Por exemplo:

a cobra macho e a cobra fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea.
Sobrecomuns: têm um só gênero e nomeiam pessoas.

Por exemplo:

a criança, a testemunha, a vítima, o cônjuge, o gênio, o ídolo, o indivíduo.
Comuns de Dois Gêneros: indicam o sexo das pessoas por meio do artigo.

Por exemplo:

o colega e a colega, o doente e a doente, o artista e a artista.
Saiba que:

- Substantivos de origem grega terminados em -ema ou - oma são masculinos.

Por exemplo:

o axioma, o fonema, o poema, o sistema, o sintoma, o teorema.
- Existem certos substantivos que, variando de gênero, variam em seu significado.

Por exemplo:

o rádio (aparelho receptor) e a rádio (estação emissora)
o capital (dinheiro) e a capital (cidade)
1 5 1
2014-07-10T16:07:41-03:00
O uniforme tem uma só forma ,ou seja não diferencia masculino ou feminino,por exemplo,cobra serve tanto pro macho quanto pra fêmea,basta você colocar a "cobra macho" ou a "cobra fêmea".Já o sobrecomum  nomeia apenas pessoas e tem apenas um gênero,por exemplo,criança você não fala "o criança" não modifica .