Respostas

A melhor resposta!
2014-07-10T21:44:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

A escravidão legalizada pelo Estado acabou antes do início da república, sendo decretada pela princesa Isabel por meio da Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), que, 13 de maio de 1888, libertou todos os escravos do Brasil. Esse momento foi a abolição da escravatura. Infelizmente, ao contrário do que ocorreu em alguns estados dos E.U.A., os ex-escravos não receberam qualquer indenização ou ajuda, de modo que muitos deles e seus descendentes passaram a viver em condições de pobreza extrema.

Vale embrar que antes da Lei Áurea era legal e protegido pelo governo (sociedade e igreja) o direito a escravizar outros seres humanos, no caso, os africanos (lembro, no entanto, que os índios também foram vítimas de escravidão por muitos séculos).

Hoje, no entanto, há pessoas em condição semelhante à de trabalho escravo, mas tal prática é combatida pelo governo e pela sociedade.

Bons estudos!
3 5 3