Me ajudem com balanceamento de equações ,estou com uma enormeMe ajudem com balanceamento de equações ,estou com uma enorme dificuldade passo a passo .

a) c₄H₆O +O₂ -------> Co₂ + H₂o

b )Na₂CO₃ + HcI --- > NaCI + H2O + Co ₂

c) C₆H₁₂ O₆ -------------> C₂ H₆O + CO₂

d) C₄ H₁₀+O₂ -----> CO₂ + H₂O

e)FeCI₃+ Na ₂ CO₃ ----->NaCI

d) NH₄ + Ba(OH)₂ ----- > Fe ₂ (CO₃)₃ + NaCI

f) NH₄Ci + Ba(OH) ----> BaCI ₂+ NH +H₂O

g ) Ca(OH)₂ + H₂SO₄ ----- >Ca₃(PO₄)₂ + H₂O

H) FE₂(CO₃)₃ + H₂SO₄ ------- > Fe ₂( SO₄)₃ + H₂O + CO₂

I ) Na ₂ O + (NH₄)₂ SO -----> Na₂ O₃ + SO₂

J ) FeS ₂ + O₂ _____> Fe₂ O₃ + SO₂

K) NH₃ + O₂ --------> NO + H₂O

L) KMnO₄ + H₂SO₄ -----> Mn₂O₇ + K₂SO ₄+H₂O

1

Respostas

2014-07-12T13:06:45-03:00
Boa tarde  o balanceamento de equações consiste em igualar a quantidade de determinado elemento, nos dois lados da seta, que são os reagentes e os produtos, ou seja, o número de átomos de um elemento no(s) reagentes deve ser igual ao número de átomos do mesmo elemento no(s) produto(s). Desta forma podemos utilizar de  a regra do MACHO. Nela verificamos primeiramente os metais, depois os ametais, carbono, hidrogênio e oxigênio, respectivamente.

Letra A
C₄H₆O +O₂ -------> CO₂ + H₂O

Nesta questão, ao utilizarmos da regra do MACHO, percebemos que não há nenhum METAL, então passemos para a segunda fase. Também não há nenhum AMETAL. O próximo a ser analisado agora é o CARBONO. Nos reagentes podemos perceber que há 4 átomos de carbono e nos produtos apenas 1. Sendo assim devemos colocar um número 4 antes da molécula de CO₂, para que haja 4 carbonos nos produtos.

C₄H₆O +O₂ -------> 4 CO₂ + H₂O

Agora devemos observar a quantidade de HIDROGÊNIO nos reagentes e produtos. Nos reagentes há 6 átomos de hidrogênio e nos produtos 2. Sendo assim devemos colocar o número 3 antes da molécula de H₂O, para que haja 6 hidrogênios nos produtos.

C₄H₆O +O₂ -------> 4 CO₂ + 3 H₂O

O próximo a ser analisado é OXIGÊNIO. Nos reagentes encontramos 3 átomos de oxigênio e nos produtos 11. Sendo assim devemos colocar o número 5 antes da molécula de O₂, para que haja 11 oxigênios nos reagentes.

C₄H₆O + 5 O₂ -------> 4 CO₂ + 3 H₂O

Pronto, balancemos a equação.

Agora é só fazer o mesmo nas outras questões.