Respostas

2014-07-10T22:21:14-03:00
Confrontam-se dois grupos de países organizados em pactos antagônicos:a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, e a Tríplice Entente, quevence a guerra, encabeçada pela França. A Europa perde sua posição naliderança planetária para os Estados Unidos (EUA), que assumem ocomando das negociações mundiais e passam a ser o centro de poder docapitalismo. A reorganização do cenário político no continente europeue as condições impostas pelo Tratado de Versalhes ao perdedor, aAlemanha, levam à II Guerra Mundial. O mundo do pós-guerra assistetambém à implantação do primeiro Estado socialista, a União Sovética(URSS). Antecedentes – O choque de interesses imperialistas das naçõeseuropéias, aliado ao espírito nacionalista emergente, é o principalmotivo do conflito. No começo do século XX, a Alemanha se torna o paísmais poderoso da Europa Continental após a Guerra Franco-Prussiana(1870) e a arrancada industrial propiciada pela unificação do país em1871. A nova potência ameaça os interesses econômicos do Reino Unido eos político-militares da Rússia e da França. As diferenças entre Françae Alemanha são acirradas pela disputa do Marrocos. Em 1906, ele écedido à França por um acordo.A anexação da Bósnia-Herzegóvina pelosaustríacos em 1908 causa a explosão do nacionalismo sérvio, apoiadopela Rússia. Outros enfrentamentos, dessa vez entre Sérvia e Áustriaapós as Guerras Balcânicas, aumentam a tensão pré-bélica. Essesconflitos de interesse levam à criação de dois sistemas rivais dealianças. Em 1879, a Alemanha firma com o Império Austro-Húngaro umacordo contra a Rússia. Três anos depois, a Itália, rival da França noMediterrâneo, alia-se aos dois países, constituindo a Tríplice Aliança.A Tríplice Entente tem origem na Entente Cordiale, formada em 1904 peloReino Unido e pela França para se opor ao expansionismo germânico. Em1907 conquista a adesão da Rússia
1 2 1
A melhor resposta!
2014-07-10T22:23:20-03:00
TRÍPLICE ENTENTE: Inicialmente existia um acordo entre França e Inglaterra (Entente Cordiale), no qual a primeira reconhecia as pretensões colonialistas da segunda e esta se comprometia a ajudar a França, no caso de uma agressão alemã. Em 1907 a Rússia adere ao bloco. Formava-se assim a Tríplice Entente. TRÍPLICE ALIANÇA: A Alemanha e o Império Austro-Húngaro assinaram, em 1879, um acordo de ajuda militar mútua. Posteriormente a Itália, em represália pela invasão francesa à Tunísia, aderiu à Tríplice Aliança em 1882. Entretanto, posição italiana nessa aliança foi dúbia desde o princípio. De forma que, secretamente os italianos assinaram um acordo com o bloco rival em caso de guerra, recebendo como recompensa colônias na África.

2 4 2