O motorista de um ônibus que desenvolvia velocidade constante de 72 km/h assustou-se quando viu, 125 m a frente uma arvore caída no meio da estrada. Diante dessa situação inesperada, o motorista , depois de avistar a arvore, demorou 2 segundos para pisar no freio e desacelerar o veiculo a razão de 2,4 m/s(metros por segundo ao quadrado). Verifique se o ônibus parou ou não antes de atingir a arvore.
Ps: Preciso dos calculos.

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-11T09:14:19-03:00
72/3,6=20
A velocidade do motorista de ônibus era de m/s

Árvore :125 m de distância
Dois segundo para pisar no freio = 40 m
Distância atual da árvore : 85m
Agora: 85m - a distância da freagem = 82,6

Reposta: Não, o motorista não bateu na árvore
A melhor resposta!
2014-07-11T10:40:29-03:00
72 km/h = 20 m/s

Temos a aceleração, que é de 2,4 m/s²

A velocidade final é de zero m/s. Vamos aplicar Torricelli:

V^2 = V_0^2 + 2.a.\Delta S \\  \\ 0 = 400 -4,8.\Delta S \\  \\ 4,8 \Delta S = 400 \\  \\ \boxed{\Delta S = 83,33 \ m} \ \to \ \ O \ motorista \ n\~ao \ atingiu \ a \ \' arvore Ele parou  41,67 m antes da árvore
1 5 1