Sabendo que substantivo Abstrato designam ações, estado ou qualidade identifique, no poema os substantivo Abstrato.

Familia

Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo.
A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo.
O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a esperança sempre verde. A mulher que trata de tudo e a felicidade.

2
Abstrato*
??
Já vou te responder :)

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-11T09:51:28-03:00
Esperança, felicidade.
Note que esses substantivos precisam de alguém para existir. Esses são os substantivos abstratos.
3 5 3
2014-07-11T15:42:05-03:00
Três meninos e duas meninas, sendo uma ainda de colo. A cozinheira preta, a copeira mulata, o papagaio, o gato, o cachorro, as galinhas gordas no palmo de horta e a mulher que trata de tudo. 
A espreguiçadeira, a cama, a gangorra, o cigarro, o trabalho, a reza, a goiabada na sobremesa de domingo, o palito nos dentes contentes, o gramofone rouco toda a noite e a mulher que trata de tudo. 
O agiota, o leiteiro, o turco, o médico uma vez por mês, o bilhete todas as semanas branco! mas a ESPERANÇA sempre verde. A mulher que trata de tudo e a FELICIDADE.
No texto encontrei dois substantivos abstratos - Substantivo abstrato é aquele que depende do ser para existir, está dentro da pessoa, expressam sentimentos, em especial. A esperança e a felicidade, por si só não existem diferente dos substantivos concretos como leiteiro, médico, cigarro, cama e tantos outros que aparecem no texto.