Respostas

A melhor resposta!
2014-07-11T11:55:33-03:00
Alguns dados:

Calor específico da água: 1 cal/gºC
Calor específico do gelo = c.e. vapor = 0,5 cal/gºC
Calor latente gelo: 80 cal/g
Calor latente vapor 540 cal/g
massa = 50 g

Q = m.c.ΔT

Q = 50.0,5.10

Q = 250 cal

Q = m.L

Q = 50.80

Q = 4000 cal

de 0~100ºC

Q = 50.100

Q = 5000 cal

Q = m.L

Q = 50.540

Q = 27000 cal

Até 140ºC:

Q = 50.0,5.40

Q = 1000 cal

Somando tem-se: 250 + 4000 + 5000 + 27000 + 1000 = 37.250 cal

Refiz o cálculo e não achei erro, se houver, avise.

2) 

Q = m.c.ΔT

Q = 20.0,4.40

Q = 320 cal

Q = m.L

Q = 20.100

Q = 2000 cal

Q = m.c.ΔT

Q = 20.0,42.50

Q = 420 cal

Q  = m.L

Q = 20.500

Q = 10000

Até 120ºC

Q = 20.0,41.40

Q = 328 cal

Somamos: 320 + 2000 + 420 + 10000 + 328 = 13.068 cal
2 5 2
2014-07-11T16:53:50-03:00