1) A aceleração da gravidade na Lua vale, aproximadamente, 1,6 m/s². Qual é o valor da massa de uma rocha que ,a na Lua tem um peso igual a 16 N?

2)Nos Estados Unidos, um bloco de mármore é extraído do solo com um peso que não pode exceder 22 toneladas, em respeito às leis que limitam as cargas para serem trasportadas em rodovias. Um bloco de mármore de 21 t é extraído e exerce uma pressão no caminhão de transporte de 3,5 x 10(elevado a 4) N/m². Sabendo que a base desse bloco é retangular, calcule a área de sua base. Adote g= 10 m/s²

3)Determine o peso de um corpo que exerce pressão de 0,4 N/cm² sobre uma superfície de 50 cm² .

2

Respostas

2014-07-11T12:12:56-03:00
1)

P = m.g

16 = m.1,6

m = 16/1,6

m = 10 kg

2)

p = F/A

A força é o peso. A gravidade na Terra é 10 m/s²

P = m.g
P = 21000.10
P = 210000 N

p = F/A

3,5.10⁴ = 210000/A

A = 2,1.10⁵/ 3,5.10⁴

A = 0,6.10

A = 6 m²

3) p = F/A

0,4.50 = F

20 = F

A força nesse caso é o peso, então:

P = 20 N
A melhor resposta!
2014-07-11T12:45:40-03:00
Questão:
P=m.g  (peso=massa.gravidade que no caso e aceleração).
16 = m.1,6
m = 16/1,6
m = 10 kg
2 Questão:
P= f/a
O peso e a forca.A gravidade da terra e 10 m/s².

P=m.g
P=21000.10
P=210000 N (newntons)

P=f/a  Para descobrir a aceleração
3,5.10⁴=210000/a
a=2,1.10⁵/ 3,5.10⁴
a=0,6.10
a=6 m²

3 Questão:

P=f/a
F=0,4.50
F=20 N
A forca e o peso entao
P = 20 N
Peso igual a 20 newtons.
1 5 1