Respostas

2014-07-11T13:25:38-03:00
Massa Molar O2 = 32g/mol

32g ----------- 1 mol
4,8g ------------x mols

32x = 4,8
x = 4,8/32
x = 0,15 mols de O2

27°C = 300K

p*V = n * R * T
p*4,1 = 0,15*0,082*300
p = 3,69/4,1
***************
p = 0,9 atm
****************
A melhor resposta!
2014-07-11T13:27:37-03:00
Olá

primeiro vamos converter essa massa do oxigênio para mols ok?

O₂ = 32g/mol, como temos 4,8 gramas basta fazer uma regra de três:

32 gramas ---------- 1mol
4,8 gramas ------------ n mols

32n = 4,8

n = 4,8/32

n = 0,15 mols há em 4,8 gramas de O₂

------------------------------------

Agora vamos considerar que se trata de um gás ideal, sendo assim vamos utilizar a fórmula:

P.V = nRT a onde :

V = 4,1 L
R = 0,082
T = 27ºC = 300ºK
n = 0,15 mols
------------------------

P.4,1 = 0,15.0,082.300
P.4,1 = 3,69

P = 3,69/4,1

P = 0,9 atm

Portanto a sua pressão será de 0,9 atm

---------------------

Qualquer dúvida ou erro só avisar

abraço!
4 4 4