PRECISO URGENTE!! A idade atual de um pai é de 60 anos seus filhos têm, respectivamente, 7 anos, 11 anos e 16 anos. Daqui a quantos anos a idade do pai será igual à soma de idades dos filhos?

PS- Gostaria da resolução também!

2
60 + x = 7+ x + 11 + x + 16 + x
60+ x = 3x + 34
2x = 26
x = 2 / 26
x= 13
Descupe n ter mandado direito, n estava conseguindo
Ele tera 73 anos
Obgg!!! :)
ok

Respostas

2014-07-11T13:39:02-03:00
60 + X = 7 + X + 11 + X + 16 + X 
60 + X = 3 X + 34  
60 - 34 = 3 X - X
26 = 2 X 
X = 26/2
X = 13
 

Sera daqui a 13 anos

13 + 60 =73

Quando ele tiver 73 anos 
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-11T14:08:33-03:00
Existem várias formas de se resolver  questões como esta.
vou lhe mostrar duas.
60+x=7+x+11+x+16+x
60+x=34+3x
3x-x=60-34
2x= 26
.x=26/2
x=13 

substitua o x na montagem inicial e verá a igualdade de idades.
portanto, daqui a 13 anos a soma das idades dos filhos será igual a idade do pai.

outra forma (lembre-se que para não perder uma questão,qualquer forma de se resolver é válida).
a cada ano do pai, os filhos aumentam 3 anos.
61-----------------37
62------------------40
63------------------43
64------------------46
65------------------49
66-------------------52
67-------------------55
68-------------------58
69-------------------61
70-------------------64
71-------------------67
72-------------------70
73-------------------73
 um abraço.
1 5 1